Robótica em sala de aula
Quando se fala em robótica normalmente se pensa que é algo complexo, confuso e que poucos podem exercer.
Cada vez mais escolas da rede pública e privada do Brasil estão descobrindo que a utilização da robótica pode ser simples e muito interessante para alunos de todas as idades.
A Robótica alia o interesse, a criatividade e integra várias disciplinas. Tem despertado a atenção de professores e alunos, que colocam em prática as teorias aprendidas em sala de aula, através da construção de maquetes, protótipos e robôs controlados por computador.
O aluno sai da carteira para virar um observador/inventor e transforma as páginas de um livro em máquinas capazes de interagir com o meio ambiente. Ele passa a aprender através de seus próprios erros e acertos, investigando, explorando, planejando e dando forma ao que se passa em sua cabeça.
Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prazer. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, melhora a postura diante de problemas e hipóteses, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica envolve um processo de motivação, colaboração e construção.
“A robótica ajuda na capacitação dos estudantes para solucionarem problemas. Nesse caso, o problema torna-se um desafio e o aluno deve ter a mente aberta para reunir recursos a fim de solucionar a questão”.
É, preciso entender que a robótica é um tema dentro de um contexto de educação tecnológica”.
A ciência deve ser um instrumento para o professor desenvolver seu conteúdo curricular e fazer um link com o mundo real; e não simplesmente a construção de uma maquete para uma feira de ciências.
O trabalho com a robótica promove um espaço para estimular a aplicação de teorias à atividades concretas e para desenvolver a criatividade dos estudantes: “o aprendizado neste tipo de projeto é significativo, pois proporciona a curiosidade pela investigação que, conseqüentemente, leva ao desenvolvimento intelectual do aluno”.
Para introduzir a tecnologia da robótica na sala de aula, é necessário a formação de equipes para a criação e montagem de protótipos. Os protótipos são construídos com materiais de sucata e com componentes eletrônicos que compõem um kit de robótica (interfaces, luzes, leds, motores, sensores, potenciômetros, relés, motor de passo, motor de corrente contínua, etc).
LUCZYK, Carla. Robótica na escola. disponível em: <http://www.colegiosaintclair.com.br/web3/index.php?option=com_content&view=article&id=3517&Itemid=370>. Acesso em: 03 de junho de 2016.