Estudo de caso: Gestão em EaD / UFRGS
O estudo de caso da UFRGS teve uma abordagem que foi além da mera pesquisa. A abordagem inicial é qualitativa quanto à análise dos modelos encontrados com estrutura da educação à distância. A pesquisa realizada nas instituições de ensino mostrou é uma proposta bem flexível permitindo a investigação de novos enfoques.
Vários itens foram analisados e comparados como um estudo exploratório caracterizando o desenvolvimento e esclarecimento de idéias em assuntos de total desconhecimento. Outro ponto interessante foi a descoberta de normativas, processos, Leis, planejamento didático e processos de ensino.
Nessa exploração em pesquisas pude ler muito conteúdo acerca das Leis sobre EaD e seu atual papel na educação na sociedade. Realmente me surpreendi com tanto conteúdo e informação. O Ministério da Educação (MEC) vem se empenhando para implementar e ampliar a oferta dos cursos na modalidade a distância no país, mas a legislação e as diretrizes vigentes para essa modalidade se mostram inadequadas em relação a gestão da EAD.
Os documentos legais que regem a EAD não apresentam avanço em relação a gestão, é necessária uma reflexão por parte dos legisladores sobre as características da modalidade de ensino a distância para a evolução da mesma buscando o modelo de gestão mais adequado.